RollerCoaster Tycoon 2: noites em claro, ICQ e sonhos em loopings
Hoje acordei e me veio na cabeça esse magnífico jogo que fez parte da minha vida no começo dos anos 2000. Então porque não falar um pouquinho de como esse jogo foi importante na minha vida?… Existem jogos que a gente simplesmente vive. Não são só experiências interativas; são janelas para uma época que não volta mais. E pra mim, Roller Coaster Tycoon 2 é exatamente isso. Um parque de diversões digital onde não só construí montanhas-russas malucas, mas também deixei uma parte da minha adolescência.
Naquela época, o acesso à internet ainda era discado. O som do modem conectando é quase uma trilha sonora emocional pra mim. Eu lembro nitidamente de ter baixado Roller Coaster Tycoon 2 numa dessas madrugadas em que o pulso só começava a contar depois da meia-noite. E quando finalmente instalei o jogo e ouvi aquela musiquinha calma da tela inicial, senti que algo especial estava pra acontecer.
Virava a noite jogando, sem nem perceber o tempo passar. A luz do monitor de tubo iluminava meu quarto, enquanto no fundo tocava R.E.M., com aquele clima agridoce que só quem viveu os anos 2000 entende.
Eu tinha um amigo no ICQ, que não me recordo o nome… que era tão viciado quanto eu. A gente trocava dicas, cenários personalizados e até discutia o design mais eficiente pra uma montanha-russa que não deixasse os visitantes enjoados. Lembro de passar horas ajustando ângulos, velocidades e loops, só pra ver a reação dos visitantes: “Estou amando isso!”, “Isso é muito radical!”

E o melhor: cada parque tinha sua personalidade. Alguns eu deixava bem organizados, cheios de flores, passeios de barco e preços justos. Outros, confesso, viravam verdadeiros pesadelos de capitalista doido .. com entrada grátis e banheiros pagos! (Desculpa aí, visitantes de 2002.)
Até hoje, quando ouço a trilha sonora do jogo ou vejo uma screenshot antiga, vem aquela sensação boa no peito. Não é só nostalgia … é gratidão por ter vivido uma época em que diversão cabia em poucos megabytes.
E quer saber? Às vezes ainda volto pra lá. Porque, no fim das contas, todo mundo precisa de um lugar onde a fila da vida anda mais devagar — e sempre termina em uma descida radical.
RESUMO DE RCT2
De simulação e lançado em 2002, desenvolvido por Chris Sawyer, o jogador assume o papel de administrador de parques de diversões, com a missão de construir atrações, gerenciar funcionários, cuidar das finanças e manter os visitantes felizes. O grande destaque do jogo está na liberdade criativa: é possível criar montanhas-russas personalizadas do zero, planejar toda a infraestrutura do parque e até mesmo decidir o preço da pipoca. Tudo isso com gráficos simples, mas extremamente carismáticos, que até hoje encantam jogadores com sua proposta viciante e cheia de possibilidades.
Autor

- Amante dos retrogames, vivi intensamente a era de ouro das locadoras e dos 16 bits. Cada pixel carrega uma memória, cada fita soprada uma história. Aqui, luto para manter viva a chama da cultura retrô e compartilhar essa paixão com quem também sente saudade dos bons tempos.
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