Super Mario Bros. 3 no GBA: A versão melhorada desse clássico do NES

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Eu achava que já conhecia Super Mario Bros. 3. Tinha jogado no NES, no SNES com o All-Stars, vi vídeos, sabia das fases, dos truques, das flautas que te levam pro fim do jogo… Tudo isso. Mas aí, essa semana, por curiosidade (ou tédio, não sei bem), resolvi jogar a versão de Game Boy Advance. E foi aí que tudo mudou.

Não esperava muita coisa. Era só mais um port, certo? Errado.

De cara já notei a diferenças nos sons, foram adicionados sons no personagem principal e uma fluidez na hora de escolher os baús, qual não precisei esperar a conversa para abrir o baú!

Logo nos primeiros minutos, percebi que tinha algo diferente ali. O jogo parecia mais fluido, mais leve, mais… vivo. Os sons estavam limpos, os controles respondiam como se o Mario e eu estivéssemos em perfeita sintonia, coisa no Super Nintendo eu não achava, sempre achei a resposta lenta em relação a versão de NES. A quem diga que não… mas particularmente eu acho. Era como se eu estivesse jogando esse clássico pela primeira vez… e, de certa forma, foi exatamente isso que aconteceu.

MUNDO 8

Quando cheguei ao temido Mundo 8, uma lembrança antiga bateu forte: a importância de guardar os power-ups certos. As nuvens, principalmente, se tornaram minhas aliadas com elas, consegui pular aquelas fases iniciais brutais, economizando vidas e mantendo a sanidade. Era estratégia pura, como se meu eu do passado tivesse deixado esse recado: “guarde as nuvens, elas vão te salvar”.

Jogar essa versão me fez lembrar por que amo videogames. Pela sensação de descoberta, pela nostalgia misturada com novidade, por aquele sentimento raro de estar jogando algo que, mesmo antigo, ainda consegue te surpreender.

Algumas coisas notáveis da versão de GBA

  • Usa a base gráfica da versão SNES, mas com cores mais saturadas para se destacar na tela do portátil. Alguns elementos foram redesenhados para melhor visibilidade no GBA
  • Som adaptado ao hardware do GBA, com compressão e timbres mais agudos. Algumas vozes foram adicionadas, como Mario dizendo “Let’s-a go!”
  • Controles ajustados para o portátil, com respostas mais suaves. Inclui função de quick save e pause com menu de inventário melhorado.
  • Inclui fases extras via e-Reader (no Japão e EUA), como estágios inéditos e itens de Super Mario World. Além disso, tem cutscenes curtas e narração.

Autor

Cássio Freire
Cássio Freire
Amante dos retrogames, vivi intensamente a era de ouro das locadoras e dos 16 bits. Cada pixel carrega uma memória, cada fita soprada uma história. Aqui, luto para manter viva a chama da cultura retrô e compartilhar essa paixão com quem também sente saudade dos bons tempos.

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